Na postagem inaugural do Blog avaliei como importante abordar aqui os principais motivadores que me levaram a ter a iniciativa de criar um blog abordando discussões e conteúdo sobre a relação B2B.
No decorrer do tempo, há uma visão bastante generalizada de que a relação entre empresas, vem evoluindo e acompanhando as mudanças que vem ocorrendo no mercado motivadas pelas novas tecnologias, especialmente aquelas relacionadas às novas formas de como as pessoas vem se comunicando, trocando conhecimentos e interagindo entre si.
Isso vem proporcionando um ambiente extremamente favorável à construção de soluções colaborativas nas mais diversas áreas que vem revolucionando esta relação entre as pessoas, e por consequência influenciando muito significativamente a relação B2B.Nos dias atuais não há mais espaço para que um fornecedor tenha uma relação com seu cliente marcada pela instabilidade na relação custo benefício.
As organizações que se pautaram por esta postura ou diminuíram consideravelmente sua participação no mercado B2B ou mesmo foram forçadas à saírem deste mercado. O cliente B2B foi quem capturou primeiro a percepção de sua importância para o fornecedor. Isso porque ele naturalmente tem, por vezes, uma dependência maior da cadeia de seu negócio sendo exercida por um fornecedor. Quando este não entrega aquilo que foi negociado, logo compromete a própria sobrevivência do negócio do seu cliente. Então, necessariamente o cliente tem de buscar cada vez mais uma relação ganha-ganha com seu fornecedor para ter sucesso em seus negócios. Com isso várias áreas das empresas tem elevado o grau de profissionalização e entendimento de seu papel cada vez maior. Vemos o exemplo de como a função do comprador dentro das empresas tem ganhado uma posição de destaque por conta da conscientização de se buscar maximizar os benefícios da relação com fornecedores, que vai desde a exigência de preços mais competitivos até a consolidação do engajamento dos fornecedores nas estratégias de negócios de seus clientes. Neste sentido é uma condição quase que imperiosa dentro da relação B2B que os dois lados acompanhem as mudanças do mercado e entendam cada vez mais a importância que eles tem, um para o outro.
Portanto, o propósito deste blog é ter um espaço para trazer conteúdos que possam contribuir no desenvolvimento salutar desta relação, passando pela abordagem de sua evolução histórica, apresentação as tendências, cenários, discussões do presente e aprofundamento de temas sensíveis que o mercado aponta no segmento de negócios entre empresas.